Nesta nota de opinião, gostaria de uma vez mais, porque parece que me repito, de dar os parabéns ao Coordenador Técnico da Formação Francisco Costa, pela escolha da equipa técnica dos Benjamins A, do Rio Ave Futebol Clube.
Ora como a época desportiva ainda não terminou, não posso dar a minha opinião sobre o treinador principal e líder da equipa, Laurentino Teixeira, porque poderia ser interpretada por alguns aficionados da equipa de Benjamins, como uma forma de aproximação ou valorização.
Mas existe um outro elemento na nossa equipa técnica que merece grande destaque, de nome Tiago Palmeiro.
Em termos das suas funções não me compete a mim opinar, porque não tenho conhecimento técnico, tático ou desportivo para o fazer, mas quanto a um dos fatores de sucesso cada vez mais estudado e analisado, sim poderei fazê-lo.
Houve um artigo muito relevante, escrito pelo professor José Neto, e publicado pelo jornal “A Bola”, que referia “ As equipas felizes ganham mais vezes”, e cujo texto merece leitura. Acrescentando as palavras do prof. Manuel Sérgio, “as equipas felizes ganham mais vezes e com a inestimável e decisiva vantagem de, mesmo perdendo poderem continuar felizes, pois ficam mais disponíveis para em seguida ganhar”. Como tal, teria sempre de associar o relevante papel do treinador adjunto da equipa. E facilmente o comprovo com as seguintes questões:
. Quem entre os pais dos Benjamins A, do Rio Ave F.C., já não assistiu a inúmeros momentos de afeto, proporcionado por ele aos atletas?
. Quem nunca o viu a motivar constantemente cada um dos Benjamins?
. Quem nunca assistiu a brincadeiras de descompressão no final do treino, sempre com boa disposição?
. Quem nunca observou, à saída de um dos atletas do terreno de jogo, ser logo envolvido pelo mister Tiago?
E poderia continuar a perguntar mas a resposta seria sempre a mesma, todos nós assistimos.
Face à sua postura, personalidade e forma de ser, passa por vezes despercebido. Mas tal só acontece a quem não está verdadeiramente atento.
O fator “Felicidade” é um conceito muito importante no seio de uma equipa de futebol.
Como tal o prof. Manuel Sérgio também refere, “muitas vezes os níveis de dificuldade nas respostas às exigências da competição, se transforma em força mobilizadora e aglutinadora que, por sua vez, se traduz num enorme empenhamento coletivo onde se vê despertar o sucesso, porque foi vivenciada a felicidade adquirida”.
Citando um exemplo icónico que personifica o conceito de amizade:
“As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável” (Madre Teresa de Calcutá)
Registo com imenso agrado, a importância e contributo emocional, que o mister Tiago Palmeiro, incute na equipa.
Como tal enquanto pai, só me resta agradecer, em meu nome e dos restantes pais dos Benjamins A, pelo apoio determinante dado a cada um dos nossos filhos.