Como todos nós sabemos, o futebol é um dos desportos coletivos mais exigente em termos físicos. Alia quatro caraterísticas ímpares para a sua prática como: a força, a resistência, a velocidade e a agilidade. Mas para além disso o futebolista necessita de coordenação, equilíbrio e flexibilidade muscular, de forma a preventivamente evitar lesões.
Para melhorar a flexibilidade muscular é imperativo a prática de exercícios de alongamentos, promovendo o estiramento das fibras musculares, aumentado assim o seu comprimento. Tal irá proporcionar a maior amplitude de movimento possível a uma determinada articulação. Como se explica esse resultado? Porque os exercícios de alongamentos aumentam a temperatura dos músculos produzindo pequenas distensões na camada de tecido que os reveste. E como os músculos são os responsáveis pelos movimentos, uma das suas caraterísticas é a elasticidade, que fará com que voltem ao tamanho normal depois de serem alongados.
Diversas equipas técnicas e preparadores físicos, reconhecem a enorme importância dos alongamentos e respetiva flexibilidade, algo intrínseco ao próprio Pilates.
Cada vez mais jogadores recorrem à sua prática, porquê?
. Fortalece, alonga e alinha toda a musculatura que sustenta a coluna.
. Melhora a resistência, por via dos exercícios efetuados a nível respiratório.
. Porque trabalhando a flexibilidade e o alongamento muscular e articular, permite também o fortalecimento, respeitando as limitações e caraterísticas de cada pessoa, de forma a melhorar a qualidade dos seus movimentos e diminuir o desgaste físico.
. Ajuda a prevenir bem como recuperar lesões, porque o treino ao ser personalizado, é pensado à medida do atleta, nunca havendo risco de magoar.
. Melhora a concentração e coordenação motora.
Sabiam que um dos primeiros jogadores a utilizar o Pilates, foi David Beckam, no AC Milan? Deco, Ronaldo (Fenómeno) e tantos outros juntaram-se à lista. E na atualidade quem não conhece Alexandre Pato, Diego Costa, Sérgio Aguero, Gareth Bale, Neymar ou o nosso Cristiano Ronaldo?
E será que alguns clubes internacionais utilizam Pilates no seu Centro de Treinos?
Claro que sim, AC Milan, Manchester United, Arsenal, Inter de Milão, Chelsea, Bayern de Munique, e muitos mais.
Porquê a abordagem deste tema?
Acima de tudo porque um dos eixos comuns entre o Futebol e o Pilates são a importância dos alongamentos, com todos os benefícios acima mencionados.
O jovem futebolista tem um desenvolvimento muscular superior a uma criança da mesma idade. Como tal, a inclusão de períodos dedicados a exercícios de alongamentos, antes e pós treino, tem uma importância vital na presente e na futura condição física do atleta. A título de exemplo, num atleta com 10/11 anos, poderá prevenir uma patologia de “encurtamento ou tensionamento muscular“, e assim impedir a evolução para uma situação ainda mais grave após dar “o salto” (de crescimento), resultando na prática desportiva condicionada, ou impedimento total da mesma.
A equipa de Benjamins A do Rio Ave F.C. ministra através da sua equipa técnica, exercícios de alongamentos no início, durante, e no final do treino.
Enquanto pai, sempre que vejo o meu filho a alongar corretamente fico feliz, porque o tempo empregue nos exercícios, é sempre tempo de vida ganho. Elogio a atitude da equipa técnica, porque é algo que os atletas nestas idades não gostam muito de fazer, uma vez que vivem obcecados pela bola, e como tal não atribuem grande importância aos mesmos.
Por isso fico feliz, porque estão a cuidar da saúde do meu filho!