top of page

Rio Ave FC - Formação de excelência

Neste "artigo" gostaria de agradecer enquanto pai, à Federação Portuguesa de Futebol, pela certificação dos clubes enquanto entidades formadoras.

Porquê?

Porque até este momento, a escolha do clube onde inscreveriam os seus filhos, poderia basear-se no seguinte:

- "Clube do coração" - aquele que, enquanto pai sigo atentamente desde a minha juventude.

- Clube com maior notoriedade - e que apresenta uma forte imagem social e desportiva, oferecendo um status competitivo ao atleta.

- Localização geográfica - proximidade de casa, ou facilidade de transporte para os treinos e competições.

- Adquirir maior tempo de jogo - ou seja, um clube que permita ao atleta obter uma utilização em terreno de jogo, muito superior a um outro clube mais competitivo.

Ou seja, a escolha do clube seria arbitrária, uma vez que não existiam normas que classificassem os clubes, de acordo com a sua competência formativa.

Mas agora tudo mudou, tornando-se mais fácil classificar os clubes, porque existe uma certificação atribuída pela FPF, aos que cumprem com o regulamento e respetivo manual, ao nível da formação. Tal implica o cumprimento integral de diversas normas. Como tal, o Rio Ave Futebol Clube é um dos apenas dez clubes certificados em 2016, de um total de trinta e sete clubes avaliados. Tal certificação reveste-se de extrema importância, uma vez que só estes clubes poderão celebrar contratos de formação desportiva.

Esta certificação o que altera?

No caso dos atletas deste escalão, absolutamente nada, no imediato, porque ainda são extremamente jovens, e o seu foco principal deverá ser o académico, complementado pela prática desportiva, num clube que implementa normas formativas certificadas. Mas se no futuro alguns conseguirem evoluir, e atingirem os seus "sonhos" , tal quererá dizer que escolheram o clube certo. Um clube que ao ser certificado lhes poderá oferecer um contrato de formação desportiva. Tal é sem dúvida cuidar dos seus, uma vez que com esta medida, a estratégia futura do clube, passará de uma forma inequívoca pela Formação do Rio Ave Futebol Clube.

Bem hajam!!!

Clique na imagem e leia a notícia integral na FPF.

Foto: Diogo Pinto/FPF

Na imagem: Coordenador Técnico da Formação do Rio Ave F.C. - Sr. Francisco Costa (à esquerda) e Presidente da Federação Portuguesa de Futebol - Dr. Fernando Gomes (à direita).

bottom of page